Força
  • Acertar Sufocamento:
  • Manter Sufocamento:
  • Intimidar:
  • Arremesso de Armas:
  • Derrubar:

  • Fator Bônus:
    Agilidade
  • Esquiva:
  • Ocultar Presença:
  • Manipular Objetos:
  • Desarmar:
    Inteligência
  • Acerto Mental:
  • Detectar Presença:
    Velocidade
  • Iniciativa:
    Resistência
  • Resistir Fisicamente:
  • Resistir Veneno:
  • Resistência de Dano:
  • Stamina:
    Pressão Espiritual
  • Acerto com Técnicas/Equipamentos:
  • Intimidar:
  • Dano Bônus:
    Hakuda
  • Acerto Corpo-a-Corpo:
  • Dano Físico:
    Zanjutsu
  • Acerto com Zanjutsu:
  • Dano Físico:
    Kidou
  • Acerto com Kidou:
  • Dano Bônus:
Bleach
Las
Noches

1999

Inverno

Contexto Atual
Após centenas de anos com uma paz frágil sendo mantida a partir dum pacto entre Shinigamis e Hollows, as peças-chave para este falso senso de segurança foram destruídas: A morte do capitão Comandante do Gotei 13 e do Rei Hollow de Hueco Mundo foram o catalisador para uma nova tensão que se surgiu. Agora, sob a letal ameaça Quincy, ambas as raças devem tomar decisões importantes para que não sejam esmagadas.

Tutorial

Anúncios

Mapa do Fórum

Últimos assuntos
» [Sistema] Bestiário
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptySáb Abr 06, 2024 4:25 pm por Zeitgeist

» - vc é o artu? veja vc não é o artu? n veja
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptyQui Jun 01, 2023 3:23 pm por antemortem

» Mugen Rin [FP] - Em construção!
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptyQui maio 25, 2023 2:56 pm por Wraith

» [B] El Conteo: Los Santos y Los Verdugos
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptySáb maio 06, 2023 3:24 pm por Alonzo

» [MF] アフロ
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptySáb maio 06, 2023 2:39 pm por Afro

» [MF] Escrivá
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptySex maio 05, 2023 1:25 pm por Avaliador

» [Operação C] Asa
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptyQui maio 04, 2023 12:52 pm por Josemaría Escrivá

» [CI] Taka
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptyQui maio 04, 2023 12:07 pm por Zeitgeist

» Fushiguro, Toji. [F]
[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR EmptyQui maio 04, 2023 11:47 am por Zeitgeist


Ícone : [Sistema] Protocolo de Avaliação de TR 100x100
Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/08/2021
Zeitgeist
Admin

[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR - Publicado Qua Abr 26, 2023 10:38 pm


[Sistema] Protocolo de Avaliação de TR BMaOrsH

Para a avaliação de uma TR existem 4 categorias que devem ser analisadas para que elas sejam melhor formuladas e adentrem as perspectivas do fórum. Essas categorias visam a padronização das Transformações e torná-las um pouco mais homogêneas entre si. Essas categorias são: Mecânicas de Funcionamento, Efeitos Mecânicos, Limites e Condições de Balanceamento. Abaixo, elas são explicadas melhor:

Mecânicas de Funcionamento: Aqui é definido alguns dos possíveis tipos de Mecânica que sua TR pode utilizar. Existem quatro tipos primordiais que são os mais utilizados: Mecânica de Manipulações, Mecânica de Buffs, Mecânica de Invocações e Mecânica de Discrepâncias. Abaixo falarei sobre cada um deles, de suas limitações e funcionamentos.

Mecânica de Manipulações: São TRs que para funcionarem classificam sua força de ataque como se fossem técnicas, definidas através de Rank. Geralmente, essas mecânicas tangem elementos da natureza ou TRs que apresentam uma certa necessidade de classificação de poder e intensidade. As Mecânicas de Manipulação, de forma simples, estipulam um Rank e um limite de manipulações que podem ser feitas por turno e esse limite deve ser seguido, podendo apenas ser extrapolado através de técnicas.

Além disso, essas Manipulações possuem o gasto de reiatsu equivalente à metade do gasto normal; elas não gastam stamina e seu dano base é reduzido em - 25%, arredondando sempre para baixo; recebem também um modificador negativo de -1 diretamente no modificador de técnica.
Mecânica de Buffs: Refere-se, geralmente, à mecânica de aumentar um atributo em específico. Perceba que, quando falo de buffs, falo de aumento em atributos e não nos modificadores em si. Essas mecânicas elas atingem apenas e unicamente os modificadores e podem alterar dano e resistência do personagem. No entanto, elas nunca alterarão a Quantidade de HP, Quantidade de Reiatsu ou Stamina, ao menos que essa seja um dos Efeitos da TR.
Mecânica de Invocações: TRs de Invocações podem apresentar a necessidade de Databooks próprios para suas Invocações e, nesse caso, esses atributos serão estipulados pela relação do Rank da Invocação, com a tabela abaixo:

Tabela:

Os Atributos escolhíveis de serem adicionados ao Databook da Invocação fica a escolha do usuário. A Reiatsu e HP do Animal é definida como o dobro do dano de seu rank, podendo ser acrescida através de Condições de Balanceamento. A Stamina será determinada pelo atributo RES + PES. Assim como na Ficha de Personagem, as Invocações recebem bônus de Reiatsu e HP por pontos distribuidos em PES e RES, respectivamente. No entanto, Invocações não podem possuir Vantagens, Caminhos, Especialidades ou Habilidades Principais.

*Nem toda TR de Invocação precisa possuir Databook próprio, a Invocação também pode usar do próprio Databook do usuário se assim desejar.
Mecânica de Discrepância: Geralmente, são TRs que apresentam necessidade de uma rolagem de dados para que determinada ação ou função seja executada ou possibilitada. Essa mecânica de discrepância é um tanto quanto complexa e só aparecerá em poucos casos, mas geralmente ela segue um caminho onde a efetividade irá depender de uma certa discrepância nos dados para funcionar. Isso geralmente será exigido em casos que a TR apresente Efeitos Mecânicos muito fortes como controle mental ou ataques de hitkill. Essa mecânica dependerá única e exclusivamente do bom senso da Staff para ser aplicada e pode ser exigida em alguns casos.

Vale ressaltar que esses não são os únicos modos de funcionamento de uma TR, mas são os mais comuns e, por isso, estão aqui presentes. Em caso de mecânicas novas, essas devem ser regradas individualmente buscando a melhor maneira de serem balanceadas.

Efeitos Mecânicos: É tudo aquilo que é consequência do funcionamento da transformação e possui uma funcionalidade em ON. Uma Transformação de fogo, por exemplo, possuiria um efeito de causar o dano diversos de queimadura, apesar de isso ser intrínseco ao fogo. Assim como, uma TR de gelo pode possuir uma mecânica de paralisia e congelamento. Dentro desses efeitos são categorizados cinco níveis: Narrativo, Fraco, Médio, Forte e Fortíssimo. Os efeitos são relacionados com a força  da Transformação em questão e podem ser encontrados nas tabelas abaixo como se relacionam com cada tipo de Transformação e suas evoluções. Para entendermos melhor, vamos a uma explicação detalhada do que são propriamente cada nível de Efeito:

Efeitos:

O número de efeitos limite de uma transformação é igual a 3. Ou seja, só é possível ter até 3 efeitos em cada transformação. Sendo que:

1. 2 Efeitos Fortíssimos = 3 Efeitos Fortes
2. 3 Efeitos Fortes = 4 Efeitos Médios
3. 3 Efeitos Médios = 4 Efeitos Fracos

*Efeitos Narrativos não entram no limite desde que não concedam Efeitos Mecânicos como voar, nadar mais rápido, respirar embaixo d'água, apêndices do corpo, etc.


Limites: Existem limites bem definidos do que uma Transformação pode dar, no sentido de bonificação ou mecânica. Os limites são as bonificações implícitas na TR, ou seja, aquilo que o player recebe ao ativa-la e sem qualquer condição prévia para alcançar.  Eles foram desenvolvidos pada padronizar as avaliações e não significam que todas as Transformações devem possuir todas essas informações e utilizar de todos os mecanismos apresentados abaixo. O limite está datado abaixo:

Limites:

Alcance e Buffs de Atributo adentram a categoria Limites e possuem uma definição prévia. Os limites podem ou não serem utilizados dependendo da TR, o que nos leva à próxima categoria.

Condições de Balanceamento: As condições referem-se às nuances de uma Transformação e a maneira como ela irá se comportar. Logicamente, não é possível trazer à luz todo Efeito ou Comportamento que uma Transformação poderá ter, dada a liberdade narrativa que elas possuem. Por isso, as condições são formas de funcionamento que saem do padrão. Elas estarão presente em grande parte das Transformações e para que elas sejam justas, será possível trazer até duas Condições especiais para o funcionamento de sua TR independente de qual tipo seja.

Mas, primeiro, o que são as Condições? Condições são formas de se abrir mão ou criar uma concordância de balanceamento em sua TR para que você adquira um tipo de mecânica específica.

Exemplo 1:Eu quero aumentar o alcance da minha Shikai em +50m, mas ela já possui todos os Efeitos e Limites Máximos de uma Shikai normal. Eu poderia propor uma diminuição ou até anulação de um dos efeitos para a adição desse valor de alcance.

Exemplo 2: Eu não quero nenhum desses buffs de manipulação ou de atributos, mas gostaria de ter um poder de cura mais forte que me ajude nas lutas. Você poderá abrir mão dos Limites e criar efeitos de cura mais brandos e fortes, assim como desejar.

*Condições sempre serão ponderadas na hora da avaliação da TR e ficará a rigor da Staff definir o que é ou não viável a ser aceito no que tange o balanceamento de nosso fórum.

Basicamente, as Condições, como o nome já diz, são formas de criar "motivos" para que uma bonificação ou funcionamento aconteça, sem que seja de maneira deliberada. Para isso, no entanto, deve-se considerar que nem todo tipo de condição será aceita. Não é porque você quer abrir mão de um efeito que você conseguirá +10 em um atributo, calma lá, gafanhoto.

Vale ressaltar que, como dito, o funcionamento das Transformações nunca será totalmente homogêneo, como base disso, é necessário uma compreensão e paciência por parte dos players para que as Transformações sejam devidamente avaliadas e para que acordos sejam estabelecidos durante a avaliação.

É intuitivo pensar que, quando criamos as Transformações, elas parecem estar balanceadas, no entanto, nem sempre é o que acontece. Então, é por esse motivo que, quando se tange Efeitos Mecânicos, as Transformações devem ser ponderadas minusciosamente para que não haja um disparate de poder.

Uma Transformação, por exemplo, que funcione como controle mental, ela não possui ou adentra as categorias citadas acima, mas pode entrar com mecânicas existentes para facilitar a interatividade e balanceamento com as demais. Ela poderia, por exemplo, funcionar com base em técnicas mentais e, acima disso, ser considerada uma manipulação, para que tenha rank e alcance pré-definido, assim como duração e até mesmo dano máximo. No mesmo caso, poderiamos adicionar a Mecânica de Discrepância, para que ela cause debuff e o rank defina todas essas coisas pré-definidas anteriormente.

Percebe-se então que, a avaliação de TRs, não é um trabalho linear e demanda uma flexibilidade ímpar dos avaliadores e também dos players.

*O protocolo pode sofrer mudanças quando for necessário.

Ademais, tenham uma ótima criação e divirtam-se.

Zeitgeist

Resposta Rápida